Fonte: G1 – Geral
Avião da Força Aérea Brasileira parte de Portugal com destino ao Líbano para trazer brasileiros de volta ao país
Uma aeronave brasileira da Força Aérea decolou de Lisboa, em Portugal, nesta quinta-feira (13), com destino a Beirute, no Líbano, para trazer de volta ao Brasil brasileiros que estavam no país devido à explosão que ocorreu na semana passada, deixando um grande número de mortos e feridos.
O avião saiu às 6h30 (horário de Brasília) do aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, levando cerca de 10 toneladas de materiais de ajuda humanitária, como medicamentos e equipamentos de proteção, além de uma equipe médica.
A missão faz parte de uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Defesa, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Itamaraty. Serão resgatados cerca de 240 brasileiros, entre eles estudantes, turistas, diplomatas e suas famílias.
Após uma escala técnica no aeroporto da cidade de Las Palmas, na Espanha, o voo terá como destino final o Aeroporto Internacional de Beirute. Alguns passageiros farão o retorno diretamente de Beirute e outros seguirão até Frankfurt, na Alemanha, onde embarcarão em outro voo de volta ao Brasil.
A previsão é de que o retorno ao Brasil aconteça na madrugada de sábado para domingo, chegando primeiro em Campinas e depois seguindo para Brasília e Rio de Janeiro.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, mais voos poderão ser realizados nos próximos dias, dependendo da demanda e da situação do aeroporto na capital libanesa. O governo brasileiro também ofereceu auxílio para outros países que queiram repatriar seus cidadãos que estão no Líbano.