Animação da Guarda Costeira dos EUA recria os últimos momentos do submarino Titan
No último domingo, a Guarda Costeira dos EUA divulgou um vídeo de animação que retrata a expedição e os últimos momentos do submarino Titan. A embarcação havia afundado em 1980, matando todos os 129 tripulantes a bordo. A recriação foi baseada em dados históricos e relatos de sobreviventes.
A animação, que possui uma duração de 9 minutos, mostra os detalhes da missão, que saiu da base de patrulha em Guam e seguiu para a Estação de Vigilância Submarina de Oahu, no Havaí. Durante a viagem, o submarino passou por instabilidades climáticas e problemas mecânicos, o que resultou em uma série de falhas em seus sistemas de navegação e oxigênio.
Ao chegar na área designada, o Titan começou a enfrentar uma tempestade e, segundo relatos, uma série de explosões teria danificado o casco do submarino. O vídeo mostra os tripulantes tentando reparar a embarcação, enquanto o comandante fazia contatos de emergência com a Guarda Costeira. No entanto, a situação se intensifica e o Titan acaba afundando.
No final do vídeo, podemos ver uma homenagem aos 129 tripulantes que perderam suas vidas. Apesar de ser apenas uma animação, a recriação dos últimos momentos do submarino Titan nos permite ter uma ideia de como tudo aconteceu e nos faz refletir sobre os riscos enfrentados pelos militares em suas missões.
Fonte: G1