USP aponta que previsão de chuva causa nova queda nos preços do café robusta em outubro e lavouras apresentam situação preocupante

+

Previsão de chuva faz preços do café robusta caírem novamente em outubro, alerta USP

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta quarta-feira (27) que a previsão de chuva para o próximo mês deve impactar negativamente nos preços do café robusta. Além disso, a situação das lavouras é considerada preocupante.

Preços do café robusta caem com previsão de chuva

A USP apontou que a previsão de chuva para outubro é o principal fator para a nova queda nos preços do café robusta. A expectativa é que a colheita, que já vem sendo afetada pela estiagem, seja ainda mais prejudicada com a ocorrência de chuvas.

Segundo dados da instituição, o preço médio do café robusta no mês de setembro foi de R$ 450,00 a saca. No entanto, a previsão é que, com a entrada da nova safra e o aumento da oferta, os preços caiam ainda mais em outubro.

Situação das lavouras é considerada preocupante

Ao mesmo tempo em que a previsão de chuva impacta nos preços do café, a situação das lavouras também é motivo de preocupação. De acordo com a USP, a falta de chuvas e as altas temperaturas têm prejudicado o desenvolvimento das plantas, o que pode afetar a produtividade da safra.

Os agricultores da região já relatam perdas significativas em suas produções, o que pode resultar em uma safra abaixo do esperado. Ainda não há informações sobre uma possível queda na qualidade do café devido às condições climáticas adversas.

Em resumo, a previsão de chuva para outubro impacta diretamente nos preços do café robusta, que já apresentam queda desde setembro. Além disso, a situação das lavouras é considerada preocupante, já que a falta de chuvas e as altas temperaturas podem afetar a produtividade e qualidade da safra.

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *