O vestibular 2025 da Unicamp, que teve sua primeira fase no domingo, foi marcado por um horário matutino inédito de realização da prova. Esta é a primeira vez que a Universidade Estadual de Campinas realiza o vestibular pela manhã. A mudança foi uma tentativa de diversificar horários e atrair novos candidatos para o processo seletivo.
A prova começou às 9h e teve duração de cinco horas. A mudança, segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), foi necessária para se adequarem aos novos protocolos de segurança e seguir às recomendações de combate ao COVID-19.
A Comvest também ressaltou que a divulgação do gabarito oficial da primeira fase será em 11 de novembro, dois dias após a finalização do Enem. Com isso, os alunos que prestaram ambos os exames podem conferir seus resultados e, se necessário, optar por trocar de curso até o último dia de matrícula.
No ano passado, a primeira fase do vestibular aconteceu das 13h às 18h. Agora, a Unicamp decidiu testar novos horários e verificar seus impactos. A universidade também afirmou que considera os resultados dos vestibulares dos últimos anos e analisa possíveis interferências relacionadas ao clima, ergonomia e até mesmo ao desempenho dos alunos.
Fonte: G1