União Europeia retira multa de bilhões do Google e declara: ‘Estamos contentes’
A União Europeia destituiu uma multa de 4,3 bilhões de euros do Google por supostamente o empresa estar infringindo leis de competição. A multa foi anulada depois de um acordo entre a empresa e autoridades europeias, e a declaração foi divulgada nesta quarta-feira (27).
O acordo determina que o Google seguirá suas políticas de transparência que reforçam a igualdade de oportunidades para empresas e serviços competirem no mercado online europeu.
- O Google não poderá mais forçar fabricantes de smartphones a instalarem o Chrome e o buscador de forma exclusiva.
- A empresa deverá informar usuários sobre rivais de buscadores na página de configurações.
- Outras mudanças serão implementadas sobre os anúncios exibidos pela empresa.
A comissária europeia Margrethe Vestager, responsável por políticas de competição, afirmou que as medidas corretivas tomadas pelo Google ao longo dos últimos meses foram cruciais para este acordo. “Isso garantirá que os consumidores europeus continuem a se beneficiar de uma concorrência justa”, acrescentou Vestager.
O Google, por sua vez, se pronunciou sobre o caso através de uma declaração à imprensa. “Acordo a União Europeia lançou uma luz sobre nossas obrigações, sua determinação em obter uma equidade de concorrência entre empresas, aplicável a todas as empresas de tecnologia e não apenas ao Google”, afirmou.
Nenhuma das partes envolvidas revelou os detalhes específicos sobre o acordo.
Fonte: G1