A Ucrânia pede que o Brasil detenha Vladimir Putin caso ele compareça à cúpula do G20. O país teme que o líder russo possa ser indiciado por crimes de guerra durante o evento. Segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, existem evidências de que a Rússia tem cometido violações graves durante o conflito na fronteira entre os dois países.
Ao solicitar a detenção de Putin, Zelensky acusa a Rússia de recorrer a “terrorismo de Estado” e afirma que o líder russo deve ser responsabilizado por seus atos. Ele também solicitou apoio da comunidade internacional para que a Rússia seja punida por suas ações.
No entanto, o pedido ucraniano não tem respaldo legal no Brasil. De acordo com o Ministério da Justiça, não existe no país uma lei que permita a prisão de chefes de Estado estrangeiros em visita oficial.
A cúpula do G20, que reúne as maiores economias do mundo, está prevista para acontecer em Brasília em novembro deste ano. Os líderes dos países participantes se encontram para discutir diversos temas, como comércio internacional, economia e sustentabilidade.
Fonte: G1