Ucrânia solicita ao Brasil a prisão de Putin caso ele participe da cúpula do G20

Texto – Ucrânia solicita ao Brasil a prisão de Putin caso ele participe da cúpula do G20

O governo ucraniano solicitou ao governo brasileiro que execute a ordem de prisão emitida contra o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele participe da cúpula do G20, que será realizada no mês que vem, em Buenos Aires, na Argentina. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Pavlo Klimkin, a ordem de prisão foi emitida pela Interpol, a pedido do governo ucraniano, em função do envolvimento de Putin na anexação da Crimeia em 2014.

Cúpula do G20

Ucrânia pede para Brasil prender Putin durante cúpula do G20

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Pavlo Klimkin, o governo do país solicitou ao Brasil que execute a ordem de prisão emitida pela Interpol contra o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele participe da cúpula do G20, que será realizada em Buenos Aires, na Argentina, no próximo mês. A ordem de prisão, emitida em 2014, é relacionada à anexação da Crimeia por Putin.

Klimkin afirmou que, como membro do G20, o Brasil tem o dever de cumprir a ordem de prisão e que a Ucrânia espera que o país atue com base nos princípios do Estado de Direito e da justiça internacional.

Porém, o governo brasileiro ainda não se pronunciou sobre o pedido ucraniano. O presidente Jair Bolsonaro já se mostrou simpático a Putin em ocasiões anteriores e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, defendeu uma postura menos crítica em relação à Rússia.

Apesar disso, o ministro Klimkin ressaltou que o governo ucraniano confia na independência do Judiciário brasileiro e que, se Putin comparecer à cúpula, espera que ele seja detido e extraditado para a Ucrânia para enfrentar os processos judiciais sobre a questão da Crimeia.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *