Ucrânia afirma que não renovará contrato de trânsito de gás da Rússia para a Europa: quais são as possíveis consequências?

Ucrânia decide não renovar acordo para transporte de gás russo para a Europa: quais as consequências possíveis?

A Ucrânia, por meio de seu Ministro de Energia, anunciou que não irá renovar o contrato para o trânsito de gás da Rússia para a Europa. Tal decisão tem gerado preocupação no mercado energético, já que a Ucrânia é um importante corredor de gás natural para o continente europeu.

De acordo com a Ucrânia, o contrato atual, que prevê o trânsito de gás até o final de 2019, não será renovado por conta da recusa da Rússia em fornecer um preço mais baixo pelo gás. O país afirma que continuará aberto a negociações com a Rússia, mas que buscará outros fornecedores para garantir o fornecimento de gás para a Europa.

A decisão da Ucrânia pode ter impactos significativos no mercado europeu, já que cerca de 30% do gás natural do continente vem da Rússia, sendo grande parte dessa distribuída através da Ucrânia. Portanto, uma possível ruptura no contrato de trânsito pode gerar escassez e aumento nos preços do gás para os países europeus.

Por enquanto, não há uma definição sobre o futuro do trânsito de gás entre a Rússia e a Europa, mas a decisão da Ucrânia pode representar um novo cenário no mercado energético, com consequências ainda incertas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *