Trump apoia a possibilidade de ataques preventivos realizados por Israel contra o programa nuclear do Irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (10) que apoiaria a iniciativa de Israel de realizar ataques preventivos contra instalações nucleares do Irã. A declaração gerou preocupações em relação à estabilidade na região, já que o Irã é um dos principais inimigos de Israel e a potência nuclear.
“Se Israel decidir atacar, eu apoiará-los integralmente porque existe a ameaça real e iminente de um Irã nuclear”, afirmou Trump em entrevista a uma emissora de rádio.
As relações entre Estados Unidos e Irã tem se deteriorado desde a saída dos EUA do acordo nuclear de 2015, no qual países ocidentais relaxaram as sanções em troca de limitações no programa nuclear iraniano.
Anteriormente, o governo de Trump já havia mostrado apoio à ação israelense contra o Irã, com a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém e o reconhecimento da soberania israelense sobre as Colinas de Golã, território disputado com a Síria.
Israel também expressou preocupação com o acordo nuclear, que não impediu a expansão do programa de mísseis de longo alcance da República Islâmica e tentou uma série de ataques contra instalações nucleares iranianas.
Apesar disso, autoridades de Israel tem dito publicamente que praticar ações preventivas contra o Irã não é algo ideal e preferem que os EUA liderem os esforços para limitar a ambição nuclear do Irã.
O Irã sempre negou que tenha a intenção de construir bombas atômicas. O governo iraniano afirma que o programa nuclear é apenas para fins pacíficos, mas Israel e seus aliados ocidentais afirmam que o país islâmico tem feito pesquisas para produzir armas nucleares.
Fonte: G1 (www.g1.globo.com)