Naufrágio em lago no Congo deixa pelo menos 78 mortos
Pelo menos 78 pessoas perderam a vida durante um naufrágio em um lago no Congo, na África Central. O acidente ocorreu na quinta-feira (15/04), quando uma embarcação superlotada afundou.
As autoridades locais informaram que várias pessoas continuam desaparecidas e as equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes.
O lago Kivu fica próximo à fronteira entre Congo e Uganda, sendo um importante meio de transporte para as comunidades locais.
O número exato de passageiros no barco ainda é incerto, mas as autoridades afirmam que eles estavam retornando de uma cerimônia funerária em Goma, cidade localizada às margens do lago Kivu.
Investigações apontam falhas na segurança da embarcação
As investigações preliminares apontam que a embarcação estava lotada além da capacidade permitida e que não possuía coletes salva-vidas suficientes para todos os passageiros.
O primeiro-ministro congolês, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, disse em comunicado que medidas serão tomadas para evitar que acidentes como esse voltem a acontecer.
O naufrágio no lago Kivu é mais uma tragédia na longa lista de acidentes em barcos na África. Especialistas apontam que a falta de regulamentação e fiscalização adequadas contribuem para a ocorrência desses acidentes.