Naufrágio no Congo: Pelo menos 78 mortos em acidente com barco em lago
Pelo menos 78 pessoas morreram em um naufrágio de um barco no lago Mai-Ndombe, perto da cidade de Inongo, no oeste da República Democrática do Congo, na quinta-feira (15), informaram autoridades locais.
De acordo com as informações divulgadas, o barco transportava cerca de 150 pessoas quando virou no lago, causando a morte de pelo menos 78 delas. As autoridades locais afirmaram que foram resgatadas pelo menos 94 pessoas.
O naufrágio, que foi provocado por fortes ventos, aconteceu por volta das 2h da manhã de quinta-feira (15), mas só foi divulgado pelo governo do Congo na sexta-feira (16).
Investigação sobre as causas do acidente
O governo local informou que está investigando as causas do acidente e que já enviou equipes de resgate e de investigação ao local.
“Neste momento de tragédia, nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas e com aqueles que estão feridos”, disse o governador da província de Mai-Ndombe, Antoine Masamba, em um comunicado.
População insatisfeita com falta de segurança nos transportes fluviais
Este não é o primeiro acidente com barcos a acontecer no Congo. A falta de segurança nos transportes fluviais é uma preocupação constante na região do Congo.
Muitas pessoas da população local expressaram sua insatisfação com a falta de fiscalização e de medidas de segurança nos barcos que navegam nos lagos e rios do país.
O Congo é rico em lagos e rios, mas a precariedade das embarcações e a falta de controle das autoridades fazem com que acidentes com barcos sejam frequentes.
Fonte: G1