Trabalhadores ainda não sacaram R$ 228 milhões do PIS-Pasep 2024
10/07/2024
Muitos trabalhadores ainda não realizaram o saque do abono salarial PIS-Pasep de 2024, que teve início em julho deste ano e irá até o final de junho de 2025. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, até o momento, R$ 228 milhões ainda não foram sacados pelos beneficiários.
De acordo com o calendário de pagamentos, os trabalhadores nascidos em julho são os primeiros a receber o benefício, que é referente ao ano base de 2023. Têm direito ao abono salarial aqueles que receberam em média até dois salários mínimos mensais no período e que trabalharam, pelo menos, 30 dias com registro na carteira de trabalho.
Para realizar o saque, os beneficiários devem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do Pasep. É necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS ou Pasep. Quem possui o Cartão Cidadão pode realizar o saque em caixas eletrônicos ou lotéricas.
Os valores variam de acordo com o tempo de trabalho no ano base e podem chegar a até um salário mínimo, no caso de ter trabalhado por 12 meses. A quantia a ser recebida é proporcional ao período trabalhado. O prazo para fazer o saque é até junho de 2025, após esta data, o valor retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Fonte: G1