Tensões entre Coreia do Norte e Coreia do Sul aumentam: estradas próximas à fronteira são destruídas e tiros de advertência são disparados.
O cenário de tensionamento entre Coreia do Norte e Coreia do Sul se intensifica. Na manhã desta sexta-feira (26), a Coreia do Norte detonou explosivos em trechos de estradas próximas à fronteira que divide os dois países. O episódio foi seguido de imediato por disparos de tiros de advertência vindos da Coreia do Sul.
No mesmo dia, o governo sul-coreano informou que foram tomadas “medidas de emergência” e que a situação está sob controle. Já o governo norte-coreano não se pronunciou oficialmente, mas é sabido que as tensões entre as nações têm aumentado, especialmente após a Coreia do Norte realizar testes nucleares e lançar mísseis.
A fronteira, que é conhecida como “zona desmilitarizada”, é fortemente vigiada por militares de ambos os lados, com o objetivo de evitar quaisquer conflitos. Entretanto, desde o ano passado, os países têm se envolvido em diversas escaladas de tensão.
Horas após o incidente, a Coreia do Sul retomou a normalidade no local, apesar de manter as forças armadas em alerta para quaisquer novidades. O país demonstra estar preparado para agir caso seja necessário, uma vez que se trata de uma questão sensível para toda a região.
Fonte: G1 (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/26/tensao-na-peninsula-coreana-coreia-do-norte-destroi-trechos-de-estradas-proximas-a-fronteira-e-coreia-do-sul-emite-tiros-de-advertencia.ghtml)