Fonte: G1
Taxa de desemprego apresenta redução para 6,6%
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a taxa de desemprego teve uma queda no trimestre finalizado em agosto, atingindo 6,6%. Apesar da diminuição, o número é ainda maior do que no mesmo período do ano passado, quando a taxa ficou em 6,4%.
Os números foram obtidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que mostrou que o país ainda possui 13,7 milhões de desempregados. Já a taxa de subutilização da força de trabalho, que engloba pessoas desocupadas, subocupadas ou na força de trabalho potencial, chegou a 24,4% no mesmo período.
Ainda segundo os dados divulgados, houve um aumento na quantidade de trabalhadores informais, alcançando 38,8 milhões no trimestre encerrado em agosto, representando 40,4% da força de trabalho total do país.
Com relação aos setores de atividade econômica, o destaque ficou para a Indústria, que registrou uma alta de 887 mil pessoas ocupadas, seguida pelo Comércio, com aumento de 88 mil ocupações.
Apesar da queda na taxa de desemprego, alguns especialistas acreditam que os números ainda não representam uma melhora significativa no mercado de trabalho. A retomada da economia do país ainda está em um ritmo lento, o que vem impactando diretamente na geração de empregos.