Taxa de desemprego diminui para 6,6% no trimestre encerrado em agosto, afirma IBGE

Taxa de desemprego cai para 6,6% no trimestre finalizado em agosto, segundo dados do IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil registrou uma queda de 0,6% no trimestre encerrado em agosto, chegando a 6,6%. Isso equivale a um total de 13,8 milhões de pessoas desempregadas no país.

O cenário é positivo em comparação ao trimestre anterior, que registrou uma taxa de 7,3%. Também houve uma melhora em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa de desemprego era de 8,1%.

Análise do IBGE

Segundo o IBGE, essa redução na taxa de desemprego é reflexo do aumento da população ocupada, que registrou um crescimento de 1,8% em relação ao trimestre anterior. Outro fator que contribuiu para esse resultado foi o aumento no número de trabalhadores informais, que representam 40,4% da população ocupada.

Evolução dos setores

A indústria foi o setor que apresentou o maior crescimento na geração de empregos, com um aumento de 2% em relação ao trimestre anterior. Já o setor de serviços, que é o maior empregador do país, teve um crescimento de 1,2%. O setor de construção apresentou um crescimento mais modesto, de 0,8%, enquanto a agricultura registrou uma queda de 1,7% na geração de empregos.

Análise regional

Entre as regiões do país, o Norte foi a única que apresentou uma alta na taxa de desemprego, chegando a 9,1%. Já a região Sudeste registrou a menor taxa, com 7,5%, seguida pelo Sul com 6,4%. O Nordeste teve uma queda significativa, passando de 14,1% para 11,4%.

Com essa diminuição na taxa de desemprego, especialistas acreditam que o mercado de trabalho está se recuperando gradualmente, mas ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar os índices pré-crise.

Fonte: G1 – https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/10/29/taxa-de-desemprego-cai-para-66-no-trimestre-encerrado-em-agosto-afirma-ibge.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *