Taxa de desemprego atinge 6,6% no trimestre encerrado em agosto, conforme dados do IBGE

Taxa de desemprego volta a registrar aumento no trimestre encerrado em agosto, segundo dados atualizados pelo IBGE

Segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (30), a taxa de desemprego registrada no trimestre encerrado em agosto foi de 6,6%, de acordo com dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento, em comparação com o anúncio anterior, foi de 0,6%, indicando um cenário ainda instável no mercado de trabalho brasileiro.

O IBGE pontuou que, apesar da melhora nos últimos meses, os números ainda demonstram um avanço significativo em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a taxa de desemprego foi de 11,3%. Esses dados reforçam a necessidade de medidas que incentivem a retomada da economia do país e proporcionem a geração de novos empregos.

Além disso, o levantamento também mostrou que a população ocupada no país aumentou em 1,3%, totalizando 92,3 milhões de trabalhadores. Ainda assim, a categoria de informais representa a maioria dos empregos, com cerca de 35,1 milhões de pessoas, enquanto a categoria de empregados com carteira assinada segue em queda, com 32,4 milhões de trabalhadores.

Vale ressaltar que, mesmo com o aumento da população ocupada, a taxa de desemprego ainda é considerada alta, sendo que 13 milhões de brasileiros ainda estão buscando oportunidades de emprego. Diante desse cenário, é importante que o governo e empresas continuem propondo políticas e iniciativas que contribuam para uma melhora no mercado de trabalho e para a recuperação da economia do país.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *