Consumidores devem esperar por aumento de preços em setembro devido à tarifa de energia elétrica, informa IPCA-15
A partir deste mês, os preços podem sofrer um acréscimo de 0,13%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta é atribuída principalmente à variação na tarifa de energia elétrica.
Motivo do aumento
A mudança nas tarifas de energia elétrica será sentida em todos os estados brasileiros, já que as Concessionárias de Energia Distribuída (CDE) irão aumentar os valores a partir deste mês. A CDE é uma conta social do setor elétrico que custeia políticas públicas, como programas de universalização do acesso, subsídio à tarifa de energia para famílias de baixa renda, entre outros.
Impacto nos preços
O aumento na tarifa de energia elétrica deve impactar principalmente nos preços dos alimentos, uma vez que o setor agropecuário é um dos que mais dependem da energia para o seu funcionamento. Com isso, é possível que haja um aumento nos preços dos produtos vendidos nos mercados e feiras.
Cenário econômico
O IPCA-15 é uma medida preliminar do índice de inflação oficial do país, o IPCA, que é utilizado para medir a variação dos preços no período de quinze dias, entre os dias 16 do mês anterior e 15 do mês de referência. O resultado do IPCA-15 é utilizado como base para o cálculo da taxa de inflação oficial do país, que é divulgada pelo IBGE todo mês.
Fonte: G1
Link: https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/09/21/tarifa-de-energia-eletrica-impulsiona-alta-de-013percent-nos-precos-em-setembro-segundo-ipca-15.ghtml