Segundo especialistas, quando um computador apresenta algum problema, uma das primeiras soluções que vem à mente é suspender ou desligar o aparelho.
Porém, essas medidas nem sempre são as mais adequadas e podem causar mais danos ao dispositivo. Isso porque, ao desligar o computador, parte do sistema é fechado de forma brusca, sem tempo para salvar arquivos e encerrar programas corretamente. Já na suspensão, o dispositivo fica em um estado de ” espera “que pode gerar sobrecarga de energia no hardware.
Por isso, é importante avaliar a real necessidade de suspender ou desligar o PC. Nos casos de pequenas interrupções, como trocas de tomadas ou a chegada de uma chamada, a suspensão é uma opção mais conveniente e rápida. Porém, se o usuário não pretende utilizar o computador por um longo período de tempo, é melhor optar pelo desligamento.
Além disso, é importante que o usuário sempre tenha um backup atualizado de seus arquivos para evitar perdas em caso de falhas no sistema. E ao desligar o PC, é recomendado que o usuário espere alguns segundos antes de ligá-lo novamente, permitindo que os componentes esfriem e a energia se estabilize.
Fonte: G1