Será que métodos virais de multiplicação, como o indiano e o japonês, são mais fáceis do que a fórmula “brasileira”?

Muitas pessoas ficam curiosas se os métodos virais de multiplicação, como o indiano e o japonês, são mais fáceis do que a fórmula “brasileira”. Porém, essa comparação pode não fazer muito sentido.

Segundo especialistas em matemática, não há uma fórmula universalmente mais fácil para realizar operações matemáticas. Cada método possui suas próprias características e pode ser mais adequado, ou não, dependendo da operação que se deseja realizar.

O método de multiplicação indiano, por exemplo, é baseado em cálculos de divisão e somas sucessivas. Já a fórmula “brasileira” é conhecida como a multiplicação por “esquecimento das unidades”, na qual é necessário desmembrar os números e somar as dezenas, centenas, etc.

De acordo com a professora de matemática Silvana Marino, que estuda diferentes métodos de multiplicação, o importante é que cada pessoa encontre o método que melhor se adapta ao seu jeito de pensar, já que cada um possui suas particularidades e pode ser mais fácil ou difícil para cada indivíduo.

Portanto, não há uma resposta definitiva para a pergunta se os métodos virais são mais fáceis do que a fórmula “brasileira”. O importante é que cada pessoa encontre o método que mais se adequa ao seu modo de raciocínio. O objetivo final é alcançar o resultado correto, independentemente do método utilizado.

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *