Senador dos EUA afirma que Israel utilizou bomba de fabricação americana em ataque ao líder do Hezbollah

Senador dos EUA acusa Israel de utilizar bomba americana em ataque ao líder do Hezbollah

Um senador dos EUA afirmou que as forças israelenses utilizaram uma bomba de fabricação americana em um ataque ao líder do Hezbollah, no Líbano. Segundo o senador, o uso dessas armas viola as leis internacionais e pode agravar ainda mais a situação no Oriente Médio.

O senador, que é membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, disse que foi informado por fontes confiáveis sobre o uso de uma bomba MK84, produzida nos Estados Unidos, no ataque contra o líder Hassan Nasrallah, no último domingo (25).

A bomba, de 2.000 libras, teria sido lançada por um avião das forças israelenses durante um ataque aéreo em Beirute, capital do Líbano, onde Nasrallah está sediado. O líder do Hezbollah, que é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e Israel, afirmou que sobreviveu ao ataque e usou o episódio para aumentar a retórica contra os dois países.

O senador americano disse que essa é uma das provas de que Israel precisa ser responsabilizado pelos crimes cometidos durante seus ataques na região. Segundo ele, o uso de armas americanas em conflitos é uma violação das leis que regem a exportação e uso de equipamentos militares.

As relações entre Estados Unidos e Israel são muito fortes e o país é um dos principais parceiros dos americanos no Oriente Médio. Em suas declarações, o senador ainda pressionou o governo dos EUA para que tome medidas em relação a Israel, afirmando que “o mundo está de olho nas ações dos líderes desse país”.

O senador também pediu que as autoridades israelenses parem com os ataques aéreos e resolvam suas diferenças com o Líbano de forma diplomática. Ele demonstrou preocupação com a escalada da violência na região e a forte influência dos Estados Unidos no conflito.

Fonte: G1 – Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/senador-dos-eua-afirma-que-israel-utilizou-bomba-de-fabricacao-americana-em-ataque-ao-lider-do-hezbollah.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *