Organização das Nações Unidas teme que o Líbano se torne semelhante a Gaza, afirma Secretário-Geral
Durante a abertura da Assembleia Geral, ocorrida nesta segunda-feira (21), o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, expressou sua preocupação com a situação do Líbano. De acordo com ele, o país pode estar caminhando para uma crise humanitária similar à enfrentada pela região de Gaza.
Guterres destacou que o Líbano já enfrenta desafios significativos, como a crise econômica e a pandemia do novo coronavírus. Além disso, a explosão ocorrida no porto de Beirute, em agosto deste ano, agravou ainda mais a situação.
Segundo o Secretário-Geral, é crucial que a comunidade internacional e os líderes libaneses trabalhem juntos para garantir a estabilidade e a segurança do país. Ele ressaltou ainda a importância de promover um governo eficaz e inclusivo, capaz de atender às necessidades da população.
O Líbano tem sido palco de fortes manifestações populares nos últimos meses, que pedem mudanças políticas e econômicas no país. A explosão no porto de Beirute, que deixou mais de 190 mortos e mais de 6 mil feridos, foi um gatilho para os protestos.
Ainda durante seu discurso na Assembleia Geral, o Secretário-Geral também ressaltou a importância de esforços globais para garantir o financiamento de programas humanitários. Ele destacou a necessidade de todos os países cumprirem suas promessas e compromissos na área.