Saiba como retirar valores pertencentes a pessoas falecidas: encontre o “dinheiro esquecido”
Na correria do dia a dia, muitas vezes perdemos o controle de nossas finanças e esquecemos de resgatar valores pertencentes a nós ou a pessoas queridas. Quando essas pessoas falecem, esses valores podem ficar ainda mais escondidos e esquecidos pelos familiares e herdeiros. Mas existe uma forma de encontrar esse “dinheiro esquecido” e retirá-lo legalmente.
Para resgatar esses valores, é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é buscar informações sobre possíveis contas bancárias, investimentos, seguros, entre outros, em nome da pessoa falecida. Isso pode ser feito através de documentos como a certidão de óbito, documentação de herança ou até mesmo conversando com familiares e amigos próximos que possam ter conhecimento sobre esses valores.
Com essas informações em mãos, o próximo passo é entrar em contato com as instituições financeiras e seguradoras responsáveis pelos possíveis valores a serem resgatados. Cada empresa possui um procedimento específico para a retirada desses valores, que geralmente envolve a apresentação de documentos e a comprovação de herdeiros legais.
É importante ressaltar que, mesmo que a pessoa falecida não tenha deixado nenhum tipo de documentação que comprove a existência desses valores, ainda é possível descobrir e resgatar o dinheiro. Nesses casos, é necessário recorrer à Justiça para obter uma autorização de busca em órgãos como o Banco Central e a Receita Federal.
Portanto, se você suspeita que algum familiar ou amigo pode ter deixado valores “esquecidos” após a morte, não deixe de seguir esses passos e resgatar o que é de direito. Essa é uma forma de honrar e lembrar da pessoa querida que se foi, e garantir que seu patrimônio seja devidamente repassado.
Fonte: G1