Rússia implementa proibição do uso do Discord

Rússia passa a proibir o acesso ao aplicativo Discord

O governo russo anunciou nesta sexta-feira (9) a proibição do uso do aplicativo Discord em todo o país. A medida foi tomada após o Presidente Vladimir Putin sancionar uma nova lei que estabelece regras mais rígidas para o tráfego de dados na internet russa. Segundo a nova lei, todo serviço online que armazene dados de russos deve ser registrado no país e se sujeitar às leis locais.

Ao entrar em vigor em 1º de novembro, a lei determina que todos os provedores de serviços na internet (ISPs) bloqueiem o acesso ao Discord e a todos os seus subdomínios. A proibição do aplicativo foi motivada pelo fato de a empresa responsável não ter registrado suas operações na Rússia, o que não estaria em conformidade com a nova lei. Além disso, segundo autoridades russas, o aplicativo estaria sendo utilizado por grupos de oposição e extremistas para se comunicarem e disseminarem informações falsas.

Consequências para usuários do Discord

Com a proibição do Discord, os usuários russos do aplicativo serão diretamente afetados. Eles serão impedidos de usar o serviço a menos que a empresa se registre e se adeque às leis russas. Além disso, é possível que outros serviços online sejam afetados pela nova lei e tenham que ser bloqueados no país, caso não se registrem e cumpram as regras impostas pelo governo.

Acesso à informação e liberdade de expressão ameaçados

A proibição do uso do Discord na Rússia está gerando preocupações com relação à liberdade de expressão e acesso à informação. Desde a aprovação da lei, várias organizações e ativistas temem que o governo russo esteja limitando a liberdade de expressão e restringindo o acesso dos cidadãos a informações online. Além disso, muitos acreditam que a medida seja uma tentativa de controlar o discurso contrário ao governo, dificultando a organização de protestos e manifestações.

Fonte: G1 – https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/09/russia-anuncia-proibicao-do-uso-do-discord-em-todo-o-pais.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *