Reunião do Conselho de Segurança da ONU busca conter o aumento da tensão no Oriente Médio

A situação de instabilidade no Oriente Médio tem sido objeto de preocupação por parte da comunidade internacional. A escalada do conflito entre Estados Unidos e Irã tem aumentado a tensão na região, e para discutir formas de conter essa situação, o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu na última quinta-feira, em Nova York. Participaram da reunião os representantes dos 15 países que compõem o órgão.

O encontro foi convocado pelo presidente do Conselho de Segurança, o polonês Paweł Milewski, e contou com a presença de Antonio Guterres, secretário-geral da ONU. Ao longo da reunião, os participantes discutiram sobre a importância de se manter a estabilidade na região e evitar um possível conflito generalizado, além de explorar alternativas para resolver a crise diplomática entre os dois países em questão.

Segundo fontes, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, pediu apoio ao Conselho para ações militares contra o Irã. No entanto, a maioria dos membros do órgão, incluindo Rússia e China, se posicionaram contra a intervenção militar e defendeu a necessidade de uma solução baseada no diálogo e na diplomacia.

De acordo com o representante da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, o aumento da tensão está ligado às decisões unilaterais dos EUA, que levaram à morte do general iraniano Qasem Soleimani, na semana passada. Segundo ele, é preciso evitar uma escalada ainda maior do conflito, que poderia ter consequências catastróficas para toda a região.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *