Segundo IBGE, viagens domésticas no Brasil devem aumentar em 70% até 2023 após pandemia
Após um período de restrições de viagens devido à pandemia de COVID-19, o Institute Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que as viagens domésticas no Brasil terão um aumento significativo nos próximos anos. Segundo a pesquisa divulgada nesta semana, é esperado um crescimento de mais de 70% até 2023.
Um dos principais fatores para esse aumento é a retomada do turismo interno e a busca por destinos mais próximos e de baixo custo, como explica o IBGE. Com a retomada gradual das atividades econômicas e abertura dos serviços turísticos, a tendência é que cada vez mais brasileiros optem por viajar pelo país.
O estudo também apontou que o turismo de lazer será o mais beneficiado, com destaque para viagens em família e amigos, bem como para destinos com praias, natureza e cultura. Além disso, a tendência é que o turismo de negócios também sofra impactos positivos, com a retomada do comércio e das empresas em geral.
No último ano, o turismo doméstico foi uma das principais fontes de receita para o setor do turismo no Brasil. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o turismo doméstico movimentou cerca de R$ 100 bilhões no ano de 2019. Com a pandemia, esse valor sofreu uma queda significativa, mas a expectativa é de retomada nos próximos anos.
Com o aumento das viagens domésticas, é importante lembrar de seguir todas as medidas de prevenção à COVID-19, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. Além disso, é importante verificar as políticas e medidas de segurança do destino escolhido antes de viajar.
Fonte: G1