Repatriação de brasileiros que fugiram da guerra no Líbano
Ao longo dos últimos anos, a guerra no Líbano tem causado um grande impacto na vida de milhares de pessoas. Incluindo cidadãos brasileiros que se encontram no país em busca de refúgio. Com o objetivo de garantir a segurança desses indivíduos e proporcionar o retorno ao seu país de origem, o governo brasileiro anunciou o processo de repatriação de aproximadamente 3 mil brasileiros que se encontram no Líbano.
O processo de repatriação será realizado em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil, além de ter o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O plano é trazer os brasileiros de volta ao Brasil em voos e navios da FAB e da Marinha, respectivamente.
Essa ação faz parte de uma colaboração internacional para ajudar na retirada de cidadãos de países que enfrentam conflitos e calamidades. Para garantir que o processo ocorra com segurança e organização, o governo brasileiro também contará com a atuação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que serão responsáveis por receber e auxiliar os brasileiros no país.
De acordo com o Itamaraty, já foram confirmados mais de 2 mil cidadãos brasileiros que serão repatriados nos próximos dias. Os voos e navios serão disponibilizados a partir da cidade de Beirute, capital do Líbano, e os itinerários e horários dos mesmos ainda serão divulgados.
É importante ressaltar que todos os brasileiros que desejam ser repatriados devem realizar o registro consular junto às embaixadas e consulados brasileiros no Líbano. O processo de repatriação é gratuito e o Brasil garantirá a volta de seus cidadãos com toda a assistência e segurança possível.
Fonte: G1