Reforma no Judiciário é aprovada por Deputados mexicanos; eleição da Suprema Corte prevista para 2025.

A câmara dos deputados do México aprovou a reforma no Judiciário sem grandes oposições. Com a mudança, a eleição da Suprema Corte foi adiantada para o ano de 2025, ao invés de ocorrer apenas em 2026 como previsto. O projeto de reforma tem o objetivo de agilizar os processos judiciais e garantir mais transparência e imparcialidade nas decisões do setor.

De acordo com os parlamentares mexicanos, a reforma vai oferecer uma maior autonomia para os juízes, que passarão a ser eleitos através de um processo mais transparente e baseado em mérito. Além disso, serão implementados mecanismos de controle e avaliação, a fim de garantir um trabalho mais eficiente e livre de influências externas.

Novidades do projeto de reforma

  • Eleição da Suprema Corte adiantada para 2025;
  • Maior autonomia para os juízes;
  • Processo de escolha baseado em mérito;
  • Implementação de mecanismos de controle e avaliação.

A reforma no Judiciário é uma das principais pautas do governo mexicano, que busca aprimorar o sistema judicial do país e garantir mais agilidade e imparcialidade em seus processos. A expectativa agora é que, com a eleição antecipada da Suprema Corte, a população possa usufruir dos benefícios da reforma já a partir do próximo ano.

Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/04/15/mexico-aprova-projeto-de-reforma-no-judiciario-e-antecipa-eleicao-da-suprema-corte-para-2025.ghtml. Acesso em: 20 de jul. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *