Recorde de execução desde 2003: Semana de sentenças de morte nos EUA
Os Estados Unidos irão realizar a execução de cinco indivíduos condenados à pena de morte em uma semana, quebrando o recorde de execuções no país desde 2003. A notícia foi divulgada pelo governo nesta terça-feira (07).
Segundo a declaração do Departamento de Prisão e Acusação dos EUA, os cinco indivíduos serão executados pelo método de injeção letal, cada um em dias diferentes da semana, sendo a primeira execução amanhã (08) e a última na próxima quinta (10).
“Nossa administração continua comprometida em fazer cumprir as leis federais e proteger a população americana”, afirmou o secretário de Justiça dos EUA, Jeff Sessions, em um comunicado à imprensa.
A medida tem gerado controvérsia, já que nos últimos anos houve uma redução nas execuçõesencontrando resultados práticos mas após a posse do presidente Donald Trump, em 2017, houve um retorno às práticas. Este será o segundo caso de execução capitosa de seu governo, que realizou a primeira em julho deste ano.
Os indivíduos que serão executados são todos homens e foram condenados por diferentes crimes, como assassinato e tráfico de drogas. Mesmo com a medida, a oposição ao governo americano continua manifestando sua preocupação em relação à pena de morte, considerada por muitos como uma forma bárbara de punição.
Fonte: G1.