De acordo com os resultados do Ranking de Cursos e Empregabilidade, divulgados recentemente, os cursos de História, Relações Internacionais e Nutrição apresentam o maior número de formados desempregados no mercado de trabalho.
A pesquisa, realizada pelo G1, analisou dados de mais de 500 faculdades e universidades do país, cruzando informações sobre o índice de empregabilidade, a média salarial e a taxa de desemprego dos egressos de cada curso.
Segundo os resultados obtidos, os cursos de História, Relações Internacionais e Nutrição apresentam, respectivamente, as maiores taxas de desemprego entre os formados. Para os estudantes dessas áreas, a concorrência no mercado de trabalho e a falta de oportunidades de emprego têm sido os principais desafios na busca por colocação profissional.
Apesar disso, o Ranking também revelou que, dentre os cursos com maior taxa de desemprego, Nutrição é o que possui a maior média salarial, seguido por Relações Internacionais e História.
Para os profissionais atuantes nessas áreas, é importante estar atento às tendências do mercado e buscar qualificações extras, como especializações e cursos de extensão, a fim de se destacar e aumentar as chances de empregabilidade.
Foi destacado também que, mesmo com o cenário econômico desfavorável, há carreiras que continuam com alta demanda, como Medicina, Engenharia e Direito.
Com base nos dados levantados, fica evidente a importância da escolha consciente da graduação e da constante atualização profissional, para se manter competitivo e aberto às oportunidades do mercado de trabalho.
Fonte: G1.