Após o ataque militar realizado pelos Estados Unidos contra o Irã, a tensão entre o país persa e Israel tomou conta da região do Oriente Médio. Porém, até o momento, não há informações sobre uma possível escalada de violência por parte de Israel.
- Nenhum representante do governo israelense se manifestou sobre o ataque americano;
- No passado, Israel já realizou ataques aéreos contra alvos iranianos na Síria;
- Entretanto, a retaliação de Israel com relação ao Irã vai depender das ações de Teerã e das decisões políticas tomadas pelo governo israelense.
Os especialistas afirmam que, até o momento, a retaliação de Israel tem sido apenas verbal, com ameaças e alertas sobre as possíveis consequências de um possível confronto armado.
Retaliação do Irã
Por sua vez, o Irã prometeu se vingar do ataque americano que matou o general Qassem Soleimani. As ações do país persa podem envolver ataques às tropas americanas no Oriente Médio e até mesmo a retomada do programa nuclear.
No entanto, o Irã também precisa levar em conta a possível retaliação de Israel, que é um aliado dos Estados Unidos e conta com um forte poderio militar na região. Por isso, é possível que Teerã adote uma abordagem cautelosa e não aja de forma impulsiva.