Segundo informações, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tomou a decisão de não participar da cúpula do G20, atendendo ao pedido da Ucrânia para que o Brasil o detivesse caso ele estivesse presente na reunião. Putin afirmou que sua presença poderia prejudicar os trabalhos do encontro.
De acordo com a solicitação feita pelo governo ucraniano, a presença de Putin na cúpula seria considerada uma provocação e poderia gerar tensões entre os países. Por isso, o presidente russo optou por não comparecer ao evento, que ocorrerá na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
A decisão de Putin foi anunciada após uma série de confrontos entre a Rússia e a Ucrânia. A tensão cresceu ainda mais com o incidente no Estreito de Kerch, quando a guarda-costeira russa apreendeu três navios ucranianos e seus tripulantes.
A cúpula do G20 é um importante encontro que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo para discutir questões pertinentes à economia global. Sem a presença de Putin, é esperado que a pauta do encontro se concentre mais em temas de comércio e relações internacionais, evitando possíveis impasses políticos.
Fonte: G1