Projeto que incentiva a doação de alimentos por empresas é aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
A iniciativa prevê a redução de 30% dos impostos para empresas que doarem alimentos em bom estado de conservação, visando combater o desperdício e promover a solidariedade.
Aumento da doação de alimentos
De acordo com o autor da proposta, senador Zé da Silva, o projeto tem como objetivo estimular a doação de alimentos por empresas, principalmente no setor agrícola, onde há grande produção de alimentos que são descartados por não atenderem aos padrões estéticos exigidos pelo mercado.
Com a redução dos impostos, acredita-se que haverá um aumento significativo na doação de alimentos, que poderão ser direcionados para programas sociais, instituições de caridade e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Combate ao desperdício
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de um terço da produção mundial de alimentos é desperdiçada, o que representa aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas por ano.
Com a aprovação deste projeto, espera-se que haja uma diminuição significativa nos índices de desperdício, uma vez que as empresas serão incentivadas a doar alimentos que ainda estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartados devido aos critérios comerciais.
Benefícios para a sociedade
Além de promover o combate ao desperdício e a solidariedade, a iniciativa também trará benefícios para a sociedade como um todo. Com a maior disponibilidade de alimentos, será possível atender a demanda de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de reduzir os custos dos programas sociais que disponibilizam alimentos para a população.
Fonte: G1