Extrema direita tem bom desempenho nas eleições na Áustria
De acordo com projeções, o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) teve um resultado expressivo nas eleições legislativas do país neste domingo (29). Com 26,9% dos votos, esta força de extrema direita poderá ser a segunda maior no parlamento austríaco. Este fato pode causar uma grande mudança na política do país, sendo a primeira vez que a extrema direita está próxima de alcançar o poder desde a Segunda Guerra Mundial.
As eleições na Áustria ocorreram com grande presença dos eleitores, com expectativa de alta de 82%, quase 5% a mais que em 2017.
O FPÖ, liderado por Norbert Hofer, teve uma campanha com forte discurso contra a imigração e a União Europeia. O partido já ocupou cargos no governo da Áustria entre 2017 e 2019, porém após um escândalo de corrupção, deixaram de fazer parte da coalizão governamental.
As projeções indicam que o Partido Popular Austríaco (ÖVP), liderado pelo atual chanceler Sebastian Kurz, teve 37,2% dos votos, sendo o mais votado e o que teria mais cadeiras no parlamento. Contudo, assim como em 2017, Kurz vai precisar estabelecer uma coalizão a fim de governar o país.
Sebastien Kurz governou o país entre 2017 e 2019 em coalizão com o FPÖ. Porém, após o escândalo, o Partido Popular optou por governar com o Partido Social-Democrata Austríaco (SPÖ) e o Partido Verde, em um governo todos os partidos do país. Porém, esta coalizão foi desfeita devido a divergências políticas e Sebastian Kurz convocou novas eleições.
O resultado final das eleições e a formação do novo governo austríaco ainda não está definido, porém caso as projeções se confirmem, a extrema direita terá um papel de destaque na política do país.
Fonte: G1