Projeções do IBGE indicam que até 2070, expectativa de vida feminina será maior que a masculina, porém diferença tende a diminuir

De acordo com estimativas divulgadas pelo IBGE, o número de mulheres que deverão viver mais do que os homens tende a aumentar até o ano de 2070, porém a diferença entre a expectativa de vida dos sexos tende a diminuir. As projeções foram feitas com base nos dados da população brasileira.

As mulheres apresentam uma maior longevidade em relação aos homens, o que tem sido uma tendência global cada vez mais evidente. Estima-se que, em 2070, a expectativa de vida feminina seja 8,6 anos superior à masculina. No entanto, esse valor é menor do que o registrado em 2018, quando a diferença entre os sexos era de 9,6 anos.

Segundo o IBGE, essa diminuição na diferença entre a expectativa de vida masculina e feminina se deve principalmente ao aumento da expectativa de vida dos homens, que cresce de forma mais acentuada do que a das mulheres a cada ano. Isso se deve, principalmente, à mudança de hábitos da população, que tem buscado por um estilo de vida mais saudável e a avanços na medicina e na qualidade dos serviços de saúde.

Além disso, a taxa de natalidade tem apresentado quedas nos últimos anos, resultando em uma maior proporção de pessoas idosas em relação às mais jovens. Isso também contribui para que a expectativa de vida geral aumente, já que a população adulta e idosa tende a viver mais do que a população jovem.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *