Razão entre expectativa de vida de homens e mulheres é projetada para diminuir até 2070
De acordo com dados do IBGE, a expectativa é que, até 2070, a diferença entre a expectativa de vida de homens e mulheres diminua, enquanto a média de vida das mulheres continua sendo maior.
Segundo projeções, a expectativa de vida das mulheres deve aumentar para 83,2 anos, enquanto a dos homens é estimada em 78,2 anos. Isso significa que a diferença, que atualmente é de 7 anos, reduzirá para 5 anos em 2070.
Atualmente, há uma previsão de que a expectativa de vida das mulheres seja de 80,3 anos, enquanto a dos homens é de 73,3 anos. A diminuição da diferença entre os gêneros é um reflexo da melhoria nas condições de vida e saúde da população em geral, que tende a se igualar para ambos os sexos.
Os fatores que influenciam a expectativa de vida são diversos, como alimentação, acesso a serviços de saúde, estilo de vida e até mesmo questões genéticas. Porém, é importante notar que a igualdade entre os gêneros também tem um papel importante nessa mudança, já que as mulheres têm tido cada vez mais acesso à educação e melhores condições de trabalho.
Embora a expectativa de vida das mulheres permaneça maior, essa redução na diferença reflete uma tendência de equilíbrio entre os gêneros, indicando um avanço no que diz respeito à igualdade de direitos e oportunidades. É importante que essas projeções se tornem uma realidade, a fim de que homens e mulheres possam desfrutar de uma vida mais longa e saudável igualmente.
Fonte: G1