Problema técnico em aeronave presidencial mexicana causa atraso de quase 17 horas no pouso de Lula em Brasília
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu voo para Brasília atrasado em quase 17 horas devido a um problema técnico no avião presidencial mexicano. A aeronave foi cedida pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, para levar Lula de volta ao Brasil após sua participação na reunião do Foro de São Paulo, em Havana.
O voo estava previsto para chegar à capital brasileira na noite de domingo (07), mas devido ao problema técnico, o pouso só ocorreu na manhã de segunda-feira (08). O atraso foi confirmado pela assessoria de imprensa do ex-presidente. Segundo eles, o problema técnico foi solucionado e o voo seguiu normalmente para a chegada em Brasília.
A aeronave, um Embraer ERJ-190, é da companhia aérea Interjet e foi cedida pelo presidente mexicano para a viagem de Lula, que se encontrou com líderes da esquerda latino-americana na reunião do Foro de São Paulo. O avião decolou da capital cubana com destino a Brasília, mas precisou fazer uma escala em Cancún, devido ao problema técnico que atrasou o voo.
Lula estava em Havana desde o dia 05 de julho, quando chegou para participar da reunião do Foro de São Paulo, que reúne partidos e organizações de esquerda da América Latina. O ex-presidente também aproveitou a viagem para se reunir com o ex-presidente cubano Raúl Castro.