Previsão do IBGE indica redução na vantagem da expectativa de vida das mulheres em relação aos homens
De acordo com a última previsão divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ainda terão uma maior expectativa de vida que os homens, porém essa vantagem será reduzida até o ano de 2070.
Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm apresentando uma expectativa de vida superior à dos homens, devido principalmente a fatores como maiores investimentos em saúde e maior consciência em relação a hábitos saudáveis.
No entanto, segundo a projeção do IBGE, essa diferença deve diminuir nas próximas décadas. Em 2020, a expectativa de vida feminina é de 80,9 anos, enquanto a masculina é de 73,1 anos. Já em 2070, a previsão é que a expectativa de vida das mulheres seja de 86,1 anos, enquanto a dos homens será de 83,1 anos.
O aumento na expectativa de vida de ambos os gêneros é considerado uma tendência global, devido ao avanço da medicina e às mudanças nos padrões de vida. No entanto, o IBGE ressalta que a redução da diferença entre homens e mulheres se deve ao aumento da expectativa de vida masculina, e não à diminuição da expectativa de vida feminina.
Levando em conta a previsão atual, em 2070 as mulheres ainda terão uma expectativa de vida maior que a dos homens, porém essa diferença será menor do que a observada atualmente.
Fonte: G1