Previsão do IBGE indica que, até 2070, mulheres ainda terão maior expectativa de vida que os homens, porém vantagem será reduzida.

Previsão do IBGE indica redução na vantagem da expectativa de vida das mulheres em relação aos homens

De acordo com a última previsão divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ainda terão uma maior expectativa de vida que os homens, porém essa vantagem será reduzida até o ano de 2070.

Ao longo das últimas décadas, as mulheres vêm apresentando uma expectativa de vida superior à dos homens, devido principalmente a fatores como maiores investimentos em saúde e maior consciência em relação a hábitos saudáveis.

No entanto, segundo a projeção do IBGE, essa diferença deve diminuir nas próximas décadas. Em 2020, a expectativa de vida feminina é de 80,9 anos, enquanto a masculina é de 73,1 anos. Já em 2070, a previsão é que a expectativa de vida das mulheres seja de 86,1 anos, enquanto a dos homens será de 83,1 anos.

O aumento na expectativa de vida de ambos os gêneros é considerado uma tendência global, devido ao avanço da medicina e às mudanças nos padrões de vida. No entanto, o IBGE ressalta que a redução da diferença entre homens e mulheres se deve ao aumento da expectativa de vida masculina, e não à diminuição da expectativa de vida feminina.

Levando em conta a previsão atual, em 2070 as mulheres ainda terão uma expectativa de vida maior que a dos homens, porém essa diferença será menor do que a observada atualmente.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *