Prêmio Nobel da Paz acende o alerta para o aumento do perigo de guerra nuclear

Alerta para o aumento do perigo de guerra nuclear

O Prêmio Nobel da Paz deste ano foi concedido à Organização Internacional para a Eliminação das Armas Nucleares (ICAN) pelo seu trabalho em desarmar e proibir armas nucleares. O comitê norueguês responsável pelo prêmio enfatizou que o ICAN foi selecionado por “alertar o mundo ao perigo representado pelas armas nucleares e por seus esforços persistentes em conseguir sua proibição total”.

Desde a sua fundação em 2007, a ICAN tem buscado o desarmamento nuclear global, promovendo a participação das nações em tratados internacionais. Em julho deste ano, a organização conseguiu impulsionar a adoção de um Tratado para a Proibição de Armas Nucleares pela Assembleia Geral das Nações Unidas, apesar da oposição das principais potências nucleares, como os Estados Unidos.

Contudo, o prêmio deste ano foi especialmente destacado pela ICAN e pelo comitê norueguês por causa do crescente clima de tensão e desconfiança entre as potências nucleares, particularmente entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Em um momento em que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, trocam ameaças e retóricas belicosas, o prêmio é um lembrete contundente do perigo representado pelas armas nucleares.

A ICAN tem alertado que, mesmo que uma guerra nuclear possa parecer um conceito abstrato para a maioria das pessoas, com consequências impensáveis e devastadoras, o risco de um conflito nuclear está sempre presente.

Por mais que o Prêmio Nobel da Paz seja uma honra, o objetivo final da ICAN é a eliminação total das armas nucleares, que ainda são um perigo real e crescente no mundo de hoje.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *