Prefeito opositor de Maduro é detido na Venezuela, e partido afirma que não existe “nenhuma justificativa”

Prefeito opositor é preso na Venezuela

O prefeito da cidade de Maracaibo, opositor do presidente Nicolás Maduro, foi preso na manhã desta quinta-feira (12) em sua casa por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin). Segundo seu partido, não há nenhuma justificativa para a prisão.

O prefeito Jorge Luis Gutiérrez, do partido opositor Unión Democrática, foi detido por volta das 6h (horário local) em sua residência, localizada no centro de Maracaibo. De acordo com a legenda, os agentes do Sebin não apresentaram nenhuma ordem judicial para a prisão e não deram explicações para a ação.

A detenção de Gutiérrez é mais um episódio no crescente conflito político na Venezuela, que enfrenta uma grave crise econômica e social. O prefeito é o terceiro membro do partido Unión Democrática a ser preso nos últimos dias, o que intensifica as críticas de opositores e organizações de direitos humanos que acusam o governo de Maduro de reprimir e perseguir seus adversários políticos.

O partido Unión Democrática denuncia que as prisões dos membros estão sendo feitas sem fundamentos legais e motivadas politicamente. Além disso, a legenda também afirma que a ação do governo visa silenciar seus opositores e restringir a liberdade de expressão no país.

Representantes da oposição e organizações de direitos humanos têm denunciado o aumento das prisões arbitrárias na Venezuela e o uso de medidas autoritárias pelo governo Maduro para perseguir seus oponentes. De acordo com esses grupos, a deterioração da democracia e do estado de direito no país é cada vez mais evidente.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *