Praga proíbe turismo em bares e incentiva experiências culturais
A cidade de Praga, na República Tcheca, anunciou uma nova medida para controlar o turismo de massa em seus bares e a fim de promover experiências culturais mais elevadas para os visitantes.
De acordo com as autoridades locais, a atração turística que antes era caracterizada pelo consumo de bebidas alcoólicas em bares e drinques baratos, agora busca oferecer aos turistas atividades culturais mais significativas e variadas, além de oportunidades para apreciar a rica história e arquitetura da cidade.
Por isso, a partir de agora, a entrada em bares e a compra de bebidas alcoólicas só será permitida aos turistas que estiverem acompanhados de um guia turístico licenciado. A medida busca evitar o comportamento destrutivo de turistas bêbados e a deterioração dos bairros onde se encontram os bares mais populares.
Além disso, os turistas agora terão acesso a uma variedade de opções culturais, tais como visitas guiadas a monumentos históricos, shows de música tradicional tcheca, exposições de arte local e gastronomia.
O objetivo é controlar o crescente número de turistas que optam por Praga como destino de viagem devido aos preços baixos de bebidas e festas noturnas, causando impactos negativos aos locais, sem realmente explorar as riquezas culturais que a cidade tem a oferecer.
O novo modelo de turismo busca, então, incentivar e promover uma experiência mais autêntica e significativa, além de preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade para as gerações futuras.