Possível desmembramento do Google nos EUA é cogitado em caso histórico
Pela primeira vez desde 1998, o governo dos Estados Unidos está considerando a possibilidade de desmembrar o Google, gigante da tecnologia que controla uma grande parte do mercado de buscas e propaganda online. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (18) pelo Departamento de Justiça dos EUA e pode se tornar um importante caso antitruste na história do país.
As ações da empresa caíram cerca de 0,8% após o anúncio e atualmente estão em cerca de US$1.434,25. Os contatos com o departamento antitruste da justiça se intensificaram recentemente, mas o processo ainda está em seu início. O Google não quis comentar sobre o assunto quando procurado para entrevistas.
O processo tem como base uma investigação iniciada em setembro de 2019 pelo procurador-geral William Barr para determinar se o Google se envolveu em práticas anticompetitivas em seu amplo portfólio de produtos. A decisão final sobre as ações a serem tomadas pelo governo dos EUA pode levar meses, ou até mesmo anos.
Segundo especialistas, uma separação do Google teria um impacto significativo não só na empresa, mas também no mercado de tecnologia como um todo. Além do Google, outras gigantes da tecnologia como Amazon, Apple e Facebook também estão sendo alvo de investigações antitruste.
O Google afirmou que a concorrência é “apenas a um clique de distância” e que está comprometido em fornecer produtos e serviços que sejam benéficos para os consumidores e empresas. Porém, a empresa ainda pode enfrentar consequências legais se considerada culpada em práticas anticompetitivas.
A gigante da tecnologia é a maior ferramenta de busca no mundo, responsável por cerca de 90% das buscas feitas na internet. De acordo com o processo, o Google tem usado seu tamanho e controle de dados para garantir espaço para seus próprios serviços, deixando seus concorrentes em desvantagem.
A investigação antitruste é um importante passo para determinar o futuro do Google e da regulamentação da tecnologia nos Estados Unidos. Se o desmembramento for aprovado, será um marco histórico na luta contra práticas monopolistas e pode gerar uma mudança significativa no mercado digital.