Amazon decide encerrar home office e pede que funcionários voltem ao escritório
A gigante da tecnologia Amazon anunciou nesta quinta-feira (12) que está instruindo seus funcionários a retornarem ao trabalho presencial nos escritórios. A decisão vem após mais de um ano de trabalho remoto devido à pandemia de Covid-19.
De acordo com a empresa, a volta ao escritório é uma forma de “apoiar a cultura da empresa” e “promover a interação e colaboração entre os funcionários”. Porém, a decisão está gerando polêmica e preocupação entre seus colaboradores.
O fim do home office na Amazon foi comunicado por meio de um e-mail enviado aos funcionários. De acordo com o texto, a partir de setembro todos devem estar trabalhando no escritório pelo menos três dias por semana.
Segundo a empresa, essa é uma medida necessária para garantir o progresso dos projetos, além de manter a cultura e os valores da Amazon. Alguns departamentos terão até mesmo a obrigação de estar 5 dias por semana no escritório, como é o caso de equipes de pesquisa e desenvolvimento.
No entanto, a decisão tem gerado preocupação entre os funcionários, principalmente aqueles que se adaptaram ao trabalho remoto e viram vantagens em termos de qualidade de vida e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Além disso, especialistas apontam que o retorno ao escritório pode ser um risco para a saúde dos funcionários em meio à pandemia. A Amazon se defende dizendo que adotará todas as medidas de segurança necessárias, mas ainda assim, muitos colaboradores se sentem inseguros com a situação.
A empresa informou que continuará monitorando a situação da pandemia e poderá reavaliar a decisão caso haja um aumento nos casos de Covid-19.
Fonte: G1