Polônia decide suspender temporariamente direito de asilo por causa de tensões na fronteira com Belarus
Foto: G1
A Polônia anunciou nesta segunda-feira (2) a suspensão temporária do direito de asilo como medida de segurança devido às tensões na fronteira com Belarus.
O governo polonês justificou a decisão devido ao crescente número de pessoas que tentam atravessar a fronteira ilegalmente, principalmente vindas da Bielorrússia.
O país também informou que vai aumentar o patrulhamento na fronteira e reforçar a segurança no local.
A decisão do governo polonês foi tomada após várias tentativas de entrada ilegal na fronteira. No fim de semana, as autoridades polonesas relataram mais de 3 mil tentativas.
A Polônia é um dos países da União Europeia que denunciou a utilização de imigrantes por parte de Belarus na fronteira. Varsóvia acusa o governo de Minsk de anunciar voos diretos de Bagdá a Minsk para promover a imigração ilegal para a União Europeia.
Até o momento, os voos foram suspensos pela companhia aérea Iraqi Airways. A UE também anunciou sanções econômicas contra Belarus pelas tentativas do país de usar imigrantes como “armas de vingança” contra a União Europeia.
Apesar de suspender o direito de asilo temporariamente, a Polônia mantém suas políticas de imigração e direitos humanos. A decisão visa apenas controlar a situação na fronteira e garantir a segurança nacional.
Fonte: G1