De acordo com a Petrobras, a empresa está estudando a possibilidade de utilizar plataformas que seriam desmanteladas para aumentar a produção de petróleo.
A principal motivação para a empresa considerar essa alternativa é o crescente aumento da demanda por petróleo no mercado global, o que tem exigido um aumento da produção por parte de empresas do setor.
Caso a ideia seja implementada, a Petrobras poderá conseguir um aumento significativo na produção já nos próximos anos, segundo especialistas do ramo. Essa estratégia também poderia garantir uma economia para a empresa, visto que o desmantelamento de plataformas é um processo bastante complexo e custoso.
Além disso, a utilização de plataformas já existentes seria uma forma de reduzir o impacto ambiental da extração de petróleo, uma vez que o processo de construção de novas plataformas é bastante agressivo ao meio ambiente.
No entanto, essa proposta ainda está em fase de estudos e a decisão final dependerá de uma análise mais aprofundada dos aspectos técnicos e econômicos envolvidos.
Fonte: G1