O Parlamento venezuelano requisitou que o presidente Nicolás Maduro suspendesse as relações com a Espanha. Através de uma resolução, os deputados argumentam que o governo espanhol tem apoiado o líder opositor Juan Guaidó, reconhecido pelos Estados Unidos como o legítimo presidente da Venezuela.
De acordo com a resolução, o líder opositor Juan Guaidó tem recebido apoio da Espanha, que já reconheceu seu governo como o legítimo presidente da Venezuela. Por conta disso, o Parlamento solicitou que o presidente Nicolás Maduro interrompa as relações diplomáticas com a Espanha.
A resolução foi aprovada por maioria na Assembleia Nacional, que é dominada pela oposição ao governo de Maduro. Os parlamentares alegam que a Espanha está interferindo nos assuntos internos do país, o que seria uma afronta à soberania nacional.
No entanto, mesmo com a decisão do parlamento, é pouco provável que Maduro suspenda as relações com a Espanha. O presidente já afirmou anteriormente que seu governo está disposto a manter relações amigáveis com todos os países, mesmo aqueles que não o reconheçam como presidente.
A Espanha é um dos países que lidera o grupo de mais de 50 nações que já reconheceram Juan Guaidó como presidente da Venezuela. O governo espanhol tem criticado a repressão do governo Maduro sobre a oposição e a grave crise econômica e humanitária que o país enfrenta.
Fonte: G1 – https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/07/parlamento-venezuelano-solicita-que-maduro-interrompa-relacoes-com-a-espanha.ghtml