Papa Francisco anuncia 21 novos cardeais, incluindo brasileiro Dom Jaime Spengler
O Papa Francisco nomeou oficialmente, na última quarta-feira (27), 21 novos cardeais para a Igreja Católica, incluindo o brasileiro Dom Jaime Spengler. A cerimônia de nomeação, conhecida como Consistório, ocorrerá no próximo dia 28 de novembro, no Vaticano.
Dom Jaime Spengler, natural do Rio Grande do Sul, é arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre desde 2013, e agora será reconhecido como um dos mais influentes líderes da Igreja Católica. Ele é especialista em Teologia Moral e atualmente é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
- Antes de ingressar na Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Jaime também atuou como bispo auxiliar em São Leopoldo e bispo diocesano de Rio Grande.
- Com a nomeação, Dom Jaime Spengler se torna o sétimo cardeal brasileiro, juntando-se aos outros cardeais brasileiros como Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, e Dom Orani Tempesta, cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.
O Consistório é um importante momento para a Igreja Católica, uma vez que os cardeais são responsáveis por auxiliar o Papa em questões importantes e também por eleger um novo Papa em caso de vacância do cargo. Com a nova nomeação de Dom Jaime Spengler, a Igreja Católica fortalece a presença de líderes brasileiros em sua estrutura hierárquica.
Fonte: G1.