Papa Francisco: Igreja deve se envergonhar e pedir perdão por abusos contra menores
O Papa Francisco pontuou em uma reunião nesta quinta-feira (07) a necessidade da Igreja Católica se envergonhar e pedir perdão pelos casos de abuso sexual cometidos por membros da instituição contra menores de idade. O pontífice enfatizou que a igreja deve mostrar transparência e levar justiça às vítimas.
Francisco, que já foi criticado por supostamente não atuar com firmeza o suficiente perante os casos de abuso, disse que é necessário que a igreja assuma a responsabilidade pelos seus erros e que a prioridade é proteger a inocência das crianças.
O pontífice ainda destacou que é preciso reconhecer a dor causada às vítimas e suas famílias, além de garantir que atitudes serão tomadas para prevenir futuros abusos.
Essa não é a primeira vez que o Papa Francisco se posiciona sobre o tema. Em fevereiro deste ano, ele assinou uma declaração condenando as violações cometidas por membros do clero e pedindo uma maior transparência e responsabilidade da igreja.
A Igreja Católica vem lidando há anos com casos de abuso sexual cometidos por padres e religiosos, que mancharam sua reputação e resultaram em milhões de dólares em indenizações.
Fonte: G1 – Papa Francisco pede à Igreja que se envergonhe e peça perdão por abusos