Papa Francisco pede responsabilização e perdão da Igreja por casos de abuso sexual contra menores
No último domingo, em sua tradicional oração dominical, o Papa Francisco afirmou que a Igreja Católica deve assumir responsabilidade pelos casos de abuso sexual cometidos por membros do clero. O pontífice também pediu perdão às vítimas e suas famílias.
O posicionamento do Papa vem logo após a divulgação de vários relatórios e denúncias de abuso sexual cometidos por padres em diferentes países, incluindo o Brasil. O clérigo ressaltou a importância de a Igreja se responsabilizar por essas atrocidades e pedir perdão publicamente.
“É um dever nosso pedir perdão pelas nossas próprias falhas e buscar reparação, onde for possível, pelos danos causados”, disse o Papa Francisco. Ele também destacou que é preciso agir com seriedade e transparência diante desses casos, garantindo a proteção dos mais vulneráveis dentro da Igreja.
O líder católico ainda chamou a atenção para a necessidade de os sacerdotes e membros da Igreja viverem de acordo com os valores e ensinamentos cristãos, principalmente no que diz respeito ao respeito e zelo pelos jovens e crianças.
O Papa Francisco encerrou seu discurso pedindo que todos assumam a responsabilidade e sejam agentes de mudança para um futuro em que esses abusos não se repitam. “Peçamos perdão pelo mal que fizemos. A Igreja nunca tentará abafar ou subestimar nenhum delito cometido contra menores”, garantiu.
Fonte: G1