Recentemente, a SpaceX concluiu com sucesso um teste histórico de voo da maior nave do mundo rumo a Marte. Com isso, a empresa de Elon Musk já tem planos futuros para a exploração do planeta vermelho.
Objetivo é estabelecer assentamento humano
Ao invés de se limitar a apenas visitas espaciais, a SpaceX tem como meta final estabelecer um assentamento humano em Marte. A empresa acredita que isso é essencial para expandir a vida além da Terra e possibilitar a sobrevivência da humanidade no caso de uma futura catástrofe planetária.
O primeiro passo para alcançar esse objetivo foi o teste do foguete Starship SN15, que conseguiu pousar com sucesso após um voo de 10 quilômetros de altura. Esse foi o primeiro sucesso da série de testes, após quatro tentativas anteriores que terminaram em explosões.
Proximidades com a NASA
A SpaceX tem uma parceria com a NASA para enviar astronautas à Estação Espacial Internacional, mas agora também tem ambições maiores com relação a Marte. A empresa já recebeu um contrato de US$2,9 bilhões para desenvolver um veículo de pouso lunar para transportar astronautas da NASA à Lua. A esperança é que essas tecnologias possam ser adaptadas para ajudar na exploração de Marte.
Novas tecnologias em desenvolvimento
Musk revelou que a próxima etapa será o desenvolvimento de novas tecnologias para viabilizar a colonização de Marte. Isso inclui a criação de uma infraestrutura de energia renovável e a construção de assentamentos e cidades para abrigar eventuais colonos. O plano é que isso aconteça nos próximos dez anos, mas ainda há muitos desafios técnicos e financeiros a serem superados.
O futuro da exploração espacial definitivamente parece promissor com o sucesso do teste da Starship SN15 e os planos ousados da SpaceX para expandir a vida humana a outros planetas.
Fonte: G1 – Adaptado de https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/astronomia/noticia/2021/05/07/os-planos-futuros-da-spacex-apos-o-teste-bem-sucedido-da-maior-nave-do-mundo-em-direcao-a-marte.ghtml