De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), oito ex-executivos da empresa Americanas foram denunciados por prática de insider trading. Essa prática consiste em utilizar informações privilegiadas para obter vantagens no mercado financeiro.
A CVM descobriu que os executivos realizaram operações financeiras com ações da Americanas utilizando informações privilegiadas antes de sua divulgação ao público. A prática é considerada ilegal e pode gerar multas e até mesmo a penalidade de suspensão dos envolvidos do mercado financeiro.
Os oito ex-executivos são acusados de obter lucros indevidos através dessas negociações, que totalizaram mais de 60 milhões de reais. A denúncia foi feita após investigação da CVM, que analisou dados de operações financeiras realizadas pelos executivos no período de dois anos.
A CVM afirmou que a prática de insider trading prejudica a competitividade e a transparência do mercado, além de ser prejudicial aos investidores. A comissão também ressaltou a importância de combater essa prática e punir os responsáveis, para garantir a integridade do mercado financeiro brasileiro.
Além das multas e penalidades, a CVM também pode encaminhar o caso para o Ministério Público, que pode abrir um processo criminal contra os ex-executivos. A Americanas afirmou que está colaborando com as investigações e que respeita a decisão da CVM.
Fonte: G1